Preciso te contar que existem vários tipos de olheiras que podem ter características isoladas ou mistas, que tem origem hereditárias ( herdadas dos progenitores) e agravadas por hábitos como, fumo, bebidas alcólicas, sono irregular, exposição solar, dieta inadequada e avanço da idade.
- Olheira Pigmentar = uma coloração puxada para o marrom ao redor dos olhos
- Olheira Vascular = apresenta tons arroxeados, avermelhados ou até azulados, pode apresentar telangiectasias, surge pela congestão dos vasos sanguíneos superficiais dessa região.
- Olheira Estrutural = Característica de pessoas que tem os olhos fundos, além disso com o passar dos anos o arcabouço ósseo da face vai diminuído, junto com o volume muscular, o que aumenta o afundamento dessa região.
- Olheira Mista = É o tipo mais comum, quando 2 ou 3 fatores estão presentes no mesmo individuo, além disso podemos ter os subtipos, de acordo com o grau de flacidez e volume de pele, na região ao redor dos olhos.
Como a região ao redor dos olhos é muito mais fina do que o restante da face, há que se tomar maior precaução na hora de tentar corrigir o problema.
Exemplos: Se a olheira é estrutural ( funda) e pretendemos preencher a região com ácido hialurônico, devemos escolher bem o produto para não pesar; Se a região apresenta muita flacidez, antes de mais nada devemos pensar em estimulo de colágeno, seja com laser, Jetplasma ou ativos injetáveis; Se estamos pensando em coloração precisamos entender em que nível da pele a hiperpigmentação está presente, na epiderme ou na derme superficial ou profunda.
O correto diagnóstico é crucial para traçar uma boa conduta e obter um excelente resultado.
Somente um especialista com profundo conhecimento em anatomia, fisiologia, reologia, que esteja sempre se aprimorando profissionalmente, é capaz de lhe oferecer o que há de melhor em recursos tecnológicos na área da saúde estética.