Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Uma nova saída

Apesar do risco que envolve iniciar um novo negócio, o número de brasileiros interessados em iniciar um novo empreendimento é cada vez maior, se observarmos a conjuntura atual.

Neste aspecto, é relevante destacar que existem basicamente dois motivos pelos quais as pessoas decidem empreender. Sejam eles, por oportunidade ou por necessidade. Empreender por oportunidade implica em iniciar um negócio, ainda que se disponha de outras alternativas no âmbito profissional; ou simplesmente por uma questão de perfil, missão e até mesmo por livre opção. Por outro lado, empreender por necessidade, é uma opção para aquelas pessoas que optaram pelo desafio de um negócio autônomo, devido a falta de melhores alternativas profissionais, desemprego, ou a real necessidade de complementação de renda. Como já pode-se notar, o desemprego causado pela pandemia do novo corona vírus só vai acelerar uma tendência que já vinha se desenhando: A opção pelo empreendedorismo.

Enquanto empreendimentos de todos os segmentos e portes fecham as portas em virtude das complicações financeiras deflagradas pela pandemia; outros nascem da necessidade das pessoas terem uma nova fonte de renda ou simplesmente por vislumbrarem a oportunidade de tirar uma velha ideia do papel. Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  destacam que cerca de 700 mil pessoas passaram a fazer parte da estatística do desemprego, após o surgimento da pandemia. Nesse ritmo, em 2020, o Brasil registrou, o maior número de empreendedores de sua história. Não exatamente por vocação, mas principalmente por necessidade. Nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros. Todavia, em virtude desses acontecimentos, muitas pessoas vieram se reinventando e descobrindo talentos que antes pensavam não serem capazes de desenvolver.

Em meio a situação incomensurável a qual por hora estamos vivenciando; quando muitas vezes o afastamento é regra de lei para mantermos a nós e nossas famílias seguros. É uma questão de sobrevivência desenvolvermos um olhar mais apurado e reestruturado sobre nossos destinos no que tange qualidade de vida e as finanças. Nesse contexto, é possível que o sistema de franquias virtuais seja uma excelente opção para você que está sem ideias para um novo negócio. Inclusive, muitas pessoas tem optado por esse ramo, pois as chances de ser bem sucedido são muito maiores que a de um negócio nos moldes físicos. Escolher uma marca respeitada e conhecida é ainda mais relevante para se obter êxito no novo empreendimento, pois muito possivelmente será uma empresa que já passou por todos os processos básicos os quais uma empresa séria deve experienciar. Se unir a uma franquia de plataforma virtual nesse momento, se torna ainda mais importante, pelo fato de possibilitar a diminuição dos riscos aos futuros franqueados, no que diz respeito aos aspectos econômicos, jurídicos, publicitarios, Pay Back, know how, capital de giro e integrações dos produtos e/ou serviços estabelecidos e receptividade do público, pelo fato da interação a distancia. Nesse modelo de negócio o foco principal está em se dedicar, estar disposto a aprender e muitas vezes investir uma quantia irrisória, principalmente se comparada a uma franquia de estrutura física. No entanto, enquanto o setor de franquias virtuais vem crescendo a largos passos; devido a pandemia, os  negócios físicos gradativamente vem sofrendo com instabilidades, como: Baixa rentabilidade devido a redução de capacidade de pessoas presentes no estabelecimento, limite de horário para evitar aglomerações, desuso ou mesmo inutilidade gerada, com relação ao produto ou serviço comercializados. Como consequência: Demissões em massa; o que resulta em mais prejuízo para o empregador e o mais novo ex funcionário.

Por todos esses aspectos, a franquia virtual é muito possivelmente o cenário mais seguro. No entanto, ainda mais seguro, é mesmo identificarmos a oportunidade, antes mesmo que a necessidade possa nos alcançar. Pois empreender por si só é inigualavelmente mais recompensador, ainda que também seja consideravelmente desafiador. Por isso, decida rápido!

Luciana Marques
Executiva de Marketing e escritora
Instagram: @lucianamc10_

Confira também

Nosso canal

IAB oferta medalha Levi Carneiro a quatro advogados