Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Abril Laranja da causa animal entra no calendário oficial da cidade

Foto: Divulgação

Para promover a prevenção contra a crueldade animal, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira (17/04)  o projeto de lei nº 2548/2023, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PT), que inclui o Abril Laranja no calendário oficial da cidade. Para conscientizar a população, a fachada da Câmara Municipal está na cor laranja até esta sexta-feira (19/04) a pedido do parlamentar.

Assim, como acontece no calendário humano, a causa animal também atribui cores para cada mês do ano para chamar a atenção da sociedade para temas e causas importantes do direito animal. Sendo uma oportunidade de unir esforços e conscientizar as pessoas sobre o respeito e os cuidados com os animais e sobre as leis que punem os maus-tratos. Uma das principais razões para destacar o Abril Laranja é o alarmante número de casos de crueldade e abusos contra os animais na cidade.

“Diariamente recebemos denúncias de abandono, violência e negligência de péssimos tutores contra os animais. É preciso conscientizar a população de que os animais têm sentimentos e sofrem. O Abril Laranja é um mês inteiro dedicado à prevenção da crueldade aos animais”, afirma o vereador Dr. Marcos Paulo.

Para denunciar crimes contra os animais, você poderá entrar em contato com a Linha Verde do Disque Denúncia, através dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anônimo. Segundo dados do programa, a Capital Fluminense é o município do estado que mais registra maus-tratos contra animais, com 28.149 casos, registrados no período de 2018 a março de 2024. Liderando o ranking dos bairros com maiores índices de crueldade estão Campo Grande (2.291), Jacarepaguá (1.165), Realengo (1.010), Bangu (858) e Santa Cruz (857).

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença