Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Negócio da China: Estudo utiliza técnica quântica para determinar idade do rio Amarelo moderno

Foto: Xinhua Xing Guangli

(Xinhua) – Cientistas que trabalham para datar a era moderna do rio Amarelo, o segundo rio mais longo da China, o “rio-mãe” da nação e o berço da civilização chinesa, fizeram um avanço usando a técnica quântica.

O sistema hídrico moderno do rio Amarelo foi formado há cerca de 1,25 milhão de anos, de acordo com um estudo publicado na edição mais recente do Earth and Planetary Science Letters.

A equipe por trás da descoberta foi liderada por pesquisadores do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade Normal de Beijing e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Eles dataram a água geotérmica na Bacia de Weihe através de um uso combinado de crípton isotópico e cloro.

O estudo aplicou a análise de traço de armadilha atômica, uma técnica quântica, para contar em nível atômico único, o que permite medições extremamente sensíveis.

A formação da drenagem moderna do rio Amarelo era controversa. Os hidrólogos propuseram que o rio poderia ter tomado sua forma atual 150 mil, 1,2 milhão ou 5 milhões de anos atrás.

Os novos resultados apoiam as hipóteses de que o nascimento do rio Amarelo moderno foi de cerca de 1 a 1,3 milhão de anos atrás, período que testemunhou a reorganização da drenagem do antigo Lago Sanmen para a forma como a hidrovia corre hoje.

O rio Amarelo de 5.464 quilômetros alimenta cerca de 12% da população da China, irriga cerca de 15% da terra arável, suporta 14% do PIB nacional e fornece água para mais de 60 cidades.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença