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Deleite Linguístico: Quando uma avaliação leva à reflexão…

Foto: Reprodução

Quando o assunto é Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), logo pensamos na aferição do desempenho escolar dos alunos concluintes do ensino médio, último patamar da educação básica. Muitos, todavia, não contavam com o hercúleo exercício de elaboração de uma produção textual cujo tema os levaria a refletirem acerca da invisibilidade do trabalho da mulher em nossa sociedade. Sim, meus caros leitores, essa produção objetivava avaliar os candidatos em sua capacidade de argumentação a partir de uma situação-problema que, por vezes, é ignorada pela maioria das pessoas que não refletem sobre as múltiplas tarefas da figura feminina que deles cuida, de forma extenuante e tácita em muitos casos.

Logo, ao se depararem com o tema Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”, esses futuros universitários forçosamente tiveram de (o que demarca a obrigatoriedade pelo uso da preposição de) demonstrar o que de fato pensam das inúmeras tarefas que mulheres – sejam elas mães, avós, esposas, companheiras, namorada, irmãs, tias, colegas de trabalho, trabalhadoras – exercem nos lares compartilhados ou não por aqueles.

Ficam estes questionamentos: será que souberam fornecer honestamente uma solução para a invisibilidade feminina? Será que haviam anteriormente pensado que pouco ou nada contribuem para suavizar o que recebem sem qualquer esforço, seja em forma de comida pronta, de roupa lavada, de cama feita, de quarto limpo, de casa arrumada? São tantas as atividades que faltariam páginas para descrevê-las… Resta-me parabenizar a banca examinadora por evidenciar o trabalho da mulher brasileira!  

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